O seu conteúdo literário preferido na tela do seu computador!
 
Página Inicial - Aventuradeler.com

A que viemos

Aventura de ler

Sala de aula

Livros

Transversais

Contos

Crônicas

Poesias

Biografias

Assim falou

QuizArte

Cinema

Colunas

Bibliografia


Aventura de Ler


OSCAR NIEMEYER
 
Leiam muito
 
Em recente entrevista concedida às jornalistas Ana Dubeaux e Ana Maria Campos e publicada no jornal ESTADO DE MINAS (29/05/2011), o arquiteto Oscar Niemeyer, 103 anos, fala sobre a vida, política, prazeres, projetos. Perguntado sobre que conselho daria aos jovens, ele diz:
"Leiam muito. Leiam sempre. Ler para conhecer, para descobrir, se encantar. A revista de arquitetura (um de seus projetos) é um pretexto para levar aos mais jovens o conhecimento. A gente procura dar o exemplo. Temos um professor que nos dá aula de filosofia e sobre o cosmo há cinco anos. A gente precisa se distrair, conhecer as coisas, saber porque estamos aqui neste mundo, porque aparecemos, saber como a vida é. Gosto tanto de ouvir o professor falar sobre o cosmo, sobre o universo, vendo que somos uns pigmeuzinhos em cima da Terra. Somos insignificantes diante da grandeza do mundo".
 
E falando sobre as coisas boas da vida, ele conta:
"Hoje ganhei uns livros (audio-books). Ontem eu coloquei Platão. Mas hoje ouvimos Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas. É formidável. É muito bom esse aparelho para ouvir. O livro é bom, tem uma entonação... É uma nova paixão, um caminho interessante de revisitar as coisas e ir tocando a vida."
E sobre sua revista Nosso Caminho: "A revista é o que queremos fazer da vida. Levar o conhecimento aos outros, ser útil aos mais jovens, fazê-los compreender e despertar para ler muito. Senão o sujeito fica fora da jogada, não sabe o que está se passando. De modo que é muito bom trabalhar olhando o futuro."
Ler para entender o mundo e construir o futuro. Esse é o conselho que dá aos jovens esse homem de 103 anos, cuja lucidez nos mostra que a aprendizagem  é um processo interminável, e que o tesouro do conhecimento está guardado nesse objeto simples que se chama livro.

 


Todos os conteúdos deste site estão registrados. Maura Maciel. - Todos os direitos reservados © 2010 - Desenvolvido por Anselmo Pereira